Voltar | Por Efcaz 18/4/2019
De modo mais específico, podemos destacar detalhes como a contribuição no dimensionamento ideal da rede de fornecedores.
Assim, o SRM auxilia desde a seleção para definições estratégicas sobre como operar com as políticas de compras. Como resultado, a empresa desenvolve uma maior capacidade de negociação e opera com mais segurança, uma vez que os riscos diminuem com o planejamento elaborado e a adoção de medidas preventivas.
A seguir, vamos explicar melhor sobre os benefícios e formas de utilização do SRM. Confira!
Basicamente, o SRM se refere ao termo, em inglês, Gestão do Relacionamento com Fornecedores (Supplier Relationship Management). Por meio dele, é possível que as empresas compradoras gerenciem as interações com os seus fornecedores de forma abrangente e detalhada. E isso inclui tanto os parceiros que entregam produtos para consumo da empresa como matéria-prima e serviços.
O foco no objetivo de melhoria de processos de compra é alto, o que cria a necessidade de controle do sistema de cada etapa do relacionamento, como a homologação e a avaliação, além do registro de detalhes, como a certificação dos fornecedores.
Ao monitorar as etapas de relacionamento e acompanhar o desempenho geral e individual da rede de fornecedores, o SRM ainda permite melhorias na produtividade, qualidade e lucratividade — com efeitos marcantes no setor de manufatura em indústrias, e em todos que dependam diretamente do cumprimento de prazos, contratos e acordos com fornecedores.
Outra função importante do SRM é o fornecimento de informações para a transmissão de feedbacks. Com dados precisos e concretos sobre o que funciona e o que precisa melhorar na relação com cada fornecedor, é possível aprimorar os processos comuns sem gerar atritos.
Com base na definição de SRM e no pouco que já adiantamos sobre o funcionamento desse sistema, você pode deduzir vários benefícios e vantagens. Contudo, abaixo vamos relacionar quais deles observamos com mais frequência na prática. Veja!
O primeiro deles é a evidente e impactante diminuição de custos. Ela ocorre em várias frentes, como no aumento de flexibilidade e melhora nas negociações de preço, além da diminuição de enganos, erros de envio, descumprimento de prazos e outros gargalos que podem interromper a produção.
É comum que, especialmente na terceirização de serviços, a empresa sinta os efeitos de certo nível de distanciamento entre o fornecedor e o propósito do negócio.
Nesse sentido, ao monitorar o relacionamento com os fornecedores e centralizar as informações sobre cada um deles, o seu controle sobre suas atividades aumenta.
Um bom SRM permite enxergar as atividades de compras e de relacionamento com fornecedores de um ponto de vista mais estratégico.
No lugar de gastar boa parte do tempo se preocupando com itens que faltam e outros detalhes mais pontuais, o gestor de compras consegue uma visão macro e reveladora sobre as atividades de compra.
Hoje, automatizar processos que obedeçam a determinado padrão é muito mais o que uma opção. Trata-se de uma obrigação para quem não deseja dar espaço para a concorrência. E, como você sabe, agilidade no setor de compras reflete em aumento da produtividade em diversas áreas, como um efeito cascata.
Clareza nos acordos significa menor incidência de problemas e eventuais discordâncias. Saber as regras do jogo e se comprometer com elas é uma qualidade fundamental para fornecedores que pretendam ter um relacionamento de longo prazo com os seus clientes.
Assim, a gestão e o controle dos documentos, regras e qualquer outra tratativa não é apenas eficiente em um SRM, mas também é uma ferramenta que facilita a consulta e negociação.
Mencionamos rapidamente esse ganho, mas não em todos os seus aspectos. Além de facilitar o controle sobre a situação de cada fornecedor e acompanhar eventuais riscos momentâneos, caso ele não consiga honrar seus compromissos, é mais fácil organizar um plano B.
Nada é mais efetivo para a segurança do que uma política de redundância, ou seja, se um elo se rompe, é possível contar com um reforço paralelo.
Todos os dados relativos ao relacionamento com os fornecedores são armazenados no SRM e geram um painel informativo e analítico, além de relatórios mais específicos e detalhados, quando necessário. Sua abordagem do relacionamento se torna mais profissionalizada e estratégica, além do ganho considerável de precisão.
Acompanhamentos improvisados por meio de planilhas e outras aplicações não especializadas favorecem erros e inconsistências, que são eliminadas em um SRM.
Não é apenas de precisão e variedade que estruturamos adequadamente um sistema informativo. O acesso aos dados, detalhes e relatórios é outro ponto determinante.
Nesse sentido, a segurança de dados está se tornando uma preocupação cada vez maior, e o controle de acesso contribui tanto para facilitá-lo para quem interessa quanto para dificultá-lo para quem não está autorizado a acessar determinadas informações.
Com o investimento em recursos de gestão, o relacionamento com fornecedores tem se tornado determinante, conforme a sociedade e as empresas incorporam às mudanças.
O consumidor exige autenticidade das marcas e está atento a tudo. A descoberta de um comportamento duvidoso em uma empresa pode ter efeito em toda a rede de relacionamento que ela mantém no mercado.
Um bom relacionamento melhora a confiança e amplia o nível de conhecimento sobre a realidade de cada parceiro da empresa. Não raramente, a melhora de sinergia que resulta essa aproximação favorece a realização de ações em conjunto e outras formas de potencializar os resultados.
Para concluir, considere que uma boa implantação do SRM é fundamental para uma gestão de fornecedores de sucesso. Por isso, analise a capacitação e a qualificação da equipe que desenvolve e fornece suporte para o sistema, quando for tomar uma decisão. A aptidão desses profissionais em solucionar seus problemas é um critério importantíssimo nesse caso.
Agora que você tem as informações que precisa, conheça a nossa solução de SRM para automatizar seus processos e melhorar os resultados.
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