Voltar | Por Efcaz 24/8/2020
A gestão e a seleção de fornecedores é uma peça essencial em qualquer empresa que busque transparência e confiabilidade. Nesse sentido, o(a) gestor(a) deve estar sempre atento(a) às documentações de seus fornecedores e buscar a parceria ideal para o momento.
De acordo com Martins (2005), no decorrer dos anos, a seleção dos fornecedores vem ganhando cada vez mais importância no empreendedorismo. Isso se torna claro quando notamos o aumento de oferta e redução de custos que torna o mercado muito mais competitivo. Isso significa que encontrar o fornecedor certo pode garantir economia e uma vantagem competitiva nos negócios.
Alguns cuidados na hora necessários para a escolha de um fornecedor.
A gestão e homologação tem o trabalho principal de regularizar e garantir que a triagem das empresas seja eficiente. Além disso, a checagem regular da situação dos fornecedores é uma chave para garantir material de confiança e eficiência para sua empresa.
Estar sempre com os documentos atualizados é uma forma de validar a segurança e qualidade de seus produtos e serviços, sem correr riscos de enfrentar fraudes e problemas burocráticos, sempre cultivando um relacionamento transparente com fornecedores certos e confiáveis.
Você já ouviu a expressão “diga-me com quem andas e direi quem és?”. O mesmo pode ser dito a respeito das empresas e essas relações são definidas justamente pelo cuidado com a seleção de fornecedores. Essa gestão irá definir tanto a qualidade dos produtos quanto a transparência dos processos em função de manter uma empresa íntegra.
Além disso, garantir os documentos necessários (falamos quais são eles mais adiante) para homologação de fornecedores é simplesmente essencial. Essa primeira triagem serve para demonstrar o compromisso das empresas com o cumprimento de combinados e obrigações legais.
Além disso, a homologação de fornecedores é o momento em que alguns parâmetros são estabelecidos para o bom funcionamento da relação. É nesse momento que o possível fornecedor irá estabelecer o seu compromisso com o cumprimento de:
Uma empresa que não apresenta a organização e destreza na apresentação desses primeiros recursos pode não ser a ideal para a parceria. Nesse sentido, a postura da empresa no processo deve ser avaliada na decisão para a seleção de fornecedores.
É a partir desse momento, que o conteúdo de um futuro contrato é estabelecido. A partir das documentações e da postura da empresa que deseja assumir o fornecimento de um produto ou serviço.
É na criação dessa rede de parcerias que ficará cada vez mais claro qual é a natureza de seu negócio.
É preciso muita atenção e também cuidado, já que alguns dados são minuciosos e é sempre preciso manter a atenção e minimizar as chances de existirem erros, principalmente quando falamos de trabalhos feitos manualmente, onde é necessário que uma pessoa esteja sempre atenta às datas de validade de certidões, além de outros dados de grande importância para o funcionamento correto das empresas.
Muitas vezes precisamos de velocidade para atender a demanda de nossa produção e, com essa atitude a análise cuidadosa é deixada um pouco de lado. Os efeitos da pressa na produção podem ser muito mais custosos, pois a seleção de um fornecedor inadequado pode significar que a qualidade e a segurança dos produtos serão postos em risco.
Uma forma de evitar procedimentos feitos às pressas é manter um cadastro ativo de potenciais fornecedores. Assim, uma urgência pode ser rapidamente suprida sem maiores problemas. Recomendamos que um registro de parcerias seja constantemente atualizado
Na maioria das vezes, os documentos necessários para homologação de fornecedores variam. A razão para tal pode ser explicada pela necessidade circunstancial das demandas e, por isso, é necessário atenção em todos os processos.
Apesar disso, existem alguns documentos que normalmente serão exigidos:
Dados cadastrais: Não trata-se tanto dos documentos em si, porém é necessário que os dados cadastrais estejam em ordem e completos, como por exemplo dados da empresa, dados do quadro de sócios, etc. Ter cuidado com isso, é um dos pontos que garantirá dados constantemente atualizados.
Licença de funcionamento: É um documento essencial já que garante que o estabelecimento pode exercer as atividades econômicas previstas no contrato social da empresa de maneira segura.
Específicas de sua atividade: A documentação específica do ramo de atuação também é muito importante. Pois, fará com que legalmente a empresa possa atuar.
Certificações: Em relação às certificações, o mesmo pode ser aplicado e para isso é necessário atenção. Alguns exemplos são: ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, SASSMAQ, etc.
Essas são alguns dos documentos necessários para homologação de fornecedores. Por essa razão são de extrema importância e os gestores precisam exigir de quem fornece materiais ou serviços, já que são essenciais para que, legalmente, o processo de produção de sua empresa esteja sempre adequado às normas, reduzindo chances de erros e riscos em sua produção.
Por fim, para facilitar esse processo de seleção, homologação e a gestão de seus fornecedores, hoje já é possível mantê-los agrupados em uma solução, capaz de informar prazos de vencimentos de certidões e todas as outras informações essenciais à gestão e qualidade de seus fornecedores, além de uma grande economia de tempo de até 60% nesse processo.
A regularidade é a chave para um material de confiança e eficiência para sua empresa e uma peça essencial na seleção de fornecedores.
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