Voltar | Por Efcaz 21/2/2022
Uma das principais vantagens que a transformação digital trouxe para o mundo dos negócios foram as soluções inteligentes para a gestão de contratos através de ferramenta de CLM. O CLM (Contract Lifecycle Management), por exemplo, é um conjunto de ferramentas que automatizam a gestão de todo o ciclo de vida dos contratos. Isso significa que a elaboração, a revisão, a assinatura, o armazenamento, a conformidade e a verificação dos prazos de vencimento e de renovação são otimizados.
Por cobrir todo o ciclo de vida do contrato, o CLM traz benefícios para qualquer empresa. Essas ferramentas propiciam uma visão global da vida contratual, otimizam os fluxos de trabalho, aumentam a produtividade, eliminam os riscos de erros manuais e de perda de prazos e, claro, contribuem para a digitalização de todos os processos. Isso sem contar que aderir às ferramentas CLM pode ser um caminho para o crescimento do negócio.
Mas nós separamos para você quais as empresas que mais se beneficiam com as ferramentas modernas de CLM. Confira e conheça as vantagens e a versatilidade dessa forma de gerir todo o ciclo de vida dos contratos.
O setor privado de saúde é um dos que mais cresce e também é bastante competitivo. Nesse caso, o principal diferencial é a capacidade do serviço de gerar a satisfação dos seus clientes e não é novidade que uma boa gestão de contratos impacta diretamente na qualidade do serviço oferecido e, consequentemente, na eficiência do atendimento e na satisfação dos clientes.
Além disso, a procura por serviços de saúde com uma boa estrutura digital só cresceu com a pandemia e tem sido uma tendência nesse campo. A facilidade de acesso e a diminuição da burocracia se tornaram os principais componentes para garantir a fidelização e mesmo a adesão aos planos de saúde.
As empresas desse setor são uma das que mais se beneficiam das ferramentas CLM, justamente porque a automação simplifica e elimina o tempo gasto pelo cliente com papelada, assim como diminui o tempo de resposta dos serviços em situações de emergência e garantem informações mais rápidas e precisas, menos sujeitas a erros, no momento que as pessoas mais precisam.
O mercado B2b (business to business), ou seja, de empresas que vendem para outras empresas, tem uma configuração complexa, principalmente porque envolve relações com parceiros e com redes de fornecedores. Isso implica em um alto volume de contratos que precisam ser atentamente geridos.
Imagine que sua empresa depende de um insumo específico e que, por algum erro ou problema de manutenção contratual, esse insumo não chegou na fábrica. Nesse cenário, é bem possível que pelo menos parte da cadeia de produção da sua empresa seja paralisada, gerando prejuízos. Esse é um exemplo concreto de como a gestão de contratos influencia diretamente nos fluxos de trabalho. Mais do que isso, também demonstra a importância dos prazos e como os erros podem ser prejudiciais para a rentabilidade e para os prazos que a própria empresa precisa cumprir.
Essas empresas são uma das que mais se beneficiam das ferramentas CLM, já que contribuem não só para a diminuição dos riscos e dos prejuízos, mas também para o aprimoramento e transparência nas relações de colaboração com os parceiros e fornecedores, já que possibilitam uma comunicação antecipada com os fornecedores sobre os prazos e evitam desgastes causados por erros.
Como o volume de contratos é alto, outro benefício indispensável para essas configurações é a centralização do armazenamento, a facilidade de pesquisa, o acesso personalizado e, principalmente, a visão 360 graus, que permite uma visão global dos contratos e, consequentemente, do bom andamento dos processos.
As empresas de contabilidade são um grande exemplo de como o CLM pode ajudar um negócio a crescer. Afinal, lidar com contratos é apenas uma das funções dessas empresas. Mas sem a ajuda da tecnologia, essa função pode acabar se tornando demorada, sujeita a muitos erros e revisões, reduzindo significativamente a produtividade.
Quando a gestão dos contratos é automatizada, as outras funções fluem melhor e a equipe pode ser melhor organizada, o que melhora a saúde em geral da empresa.
Uma das principais demandas do setor de recursos humanos é cuidar das contratações de funcionários, o que em geral implica em um volume razoável de contratos. As modalidades de contratação podem variar dependendo de fatores variados, assim como é preciso seguir as políticas da empresa e as regulamentações previstas para cada tipo de contratação na hora de elaborar o documento.
Com as ferramentas CLM, a elaboração dos tipos de contrato pode ser padronizada e o acompanhamento da conformidade é automatizado. Isso tanto aumenta a produtividade do setor, diminuindo tanto o tempo necessário para as contratações quanto os erros. Sem contar que nenhum prazo de expiração e de renovação é perdido.
Utilizar uma ferramenta de CLM nos recursos humanos é um dos passos fundamentais para implementar a digitalização de ponta a ponta no seu negócio e acompanhar as tendências globais de gestão.
As organizações científicas lidam com contratos bastante específicos como, por exemplo, para fornecimento de equipamentos e para compra ou transporte de produtos e substâncias de alta periculosidade. Quando o assunto são as contratações de serviços ou a negociação de vendas, algumas fases diferentes e detalhes técnicos podem fazer parte da elaboração dos contratos. Por se tratar de um domínio que não raramente trabalha com investimentos e desenvolvimento de tecnologia, a confidencialidade também pode ser um ponto relevante.
Quanto maior a complexidade, como neste caso, mais a ferramenta de CLM é indispensável. Seja ela técnica, seja de confidencialidade, a automação é crucial para a manutenção da conformidade.
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