Os crimes digitais, também conhecidos como cibercrimes ou ciberataques, estão cada vez mais constantes e mais aprimorados, causando prejuízos à integridade e à segurança das empresas e isto faz o assunto de Segurança Digital na Industria 4.0 estar em alta. Felizmente, existem ferramentas para ajudar a sua empresa na proteção de dados. Um dos meios para evitá-los é o investimento na segurança digital através de um bom SRM. De acordo com a pesquisa realizada pela consultoria alemã Roland Breger, as perdas causadas pelos ciberataques no ano de 2021 giravam em torno de US$ 6 trilhões, um valor três vezes maior que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
Descubra neste artigo como o SRM pode auxiliar em todo o processo de Segurança Digital na Industria 4.0, competitividade e geração de valor.
A segurança digital é um tema de extrema importância quando falamos de estratégias organizacionais e segurança de dados e da informação. Nesse sentido, ela está diretamente relacionada com a proteção de informações e dados exclusivos aos negócios, incluindo dados de clientes, dados estratégicos, dados financeiros e, claro, dados dos fornecedores, colaboradores e parceiros. Ao longo dos anos, os conceitos e aplicações da tecnologia se transformaram, trazendo conceitos e premissas como a segurança de dados, inteligência artificial, computação em nuvem e Internet das Coisas (IoT), diretamente relacionado com as integrações tecnológicas que deixam o dia a dia nas empresas muito mais produtivo e dinâmico.
Como o fluxo de informações é muito grande e rápido, é essencial que hajam mecanismos e processos tanto para avaliar e classificar as informações quanto para mantê-las em segurança, evitando risco de fraudes na gestão de fornecedores.
Os estudos e aprimoramentos da segurança digital nos negócios estão cada vez mais presentes no dia a dia das empresas, já que riscos como roubo de dados, golpes, fraudes, ciberataques e vazamento de dados são cada vez mais palpáveis.
Por isso a Segurança Digital na Industria 4.0 e da informação garantem a proteção dos dados, que são um dos ativos mais valiosos das empresas no século XXI, já que a perda deles pode gerar consequências negativas para todas as estratégias e processos produtivos. Assim, a segurança digital visa manter a integridade dos dados por meio de estratégias como criptografia e cloud computing, por exemplo. Mas não se engane: segurança da informação e segurança digital não são conceitos iguais, mas sim conceitos que se complementam. Enquanto a segurança digital está relacionada com os parâmetros e ferramentas que possibilitam a realização das atividades do seu negócio, a segurança da informação lida com a proteção exclusiva desses dados.
Podemos citar como exemplos de segurança digital a criação de sites, realização de transferências, criação de perfis de usuários e logins nas plataformas e programas, cadastros de fornecedores e clientes, operação e gerenciamento de sistemas, dentre outros. E é justamente aqui que o SRM entra em ação! Uma das suas principais funções é lidar com as informações dos fornecedores, incluindo certificações, dados das empresas parceiras, legislações e outras informações de alto impacto para a cadeia produtiva.
Assista aqui: Como o Cyber Business pode se tornar um grande diferencial para o seu negócio.
Existem várias vantagens de implementar um bom SRM e investir na segurança digital do seu negócio, e assim, listamos as três maiores vantagens.
Podemos citar como um dos principais impactos de um bom SRM o aumento da competitividade e da percepção de valor. Primeiramente, é preciso compreender que os stakeholders e clientes avaliam vários pontos no momento de escolher uma empresa. Um deles é a segurança dos dados, afinal, nenhum consumidor forneceria suas informações pessoais se soubesse que a empresa não é segura.
Por isso, as ações e iniciativas de compliance fortalecem o valor agregado da empresa, tal como a competitividade no mercado. Isso garante que a empresa tenha o seu lugar no mercado e ainda se destaque frente aos seus concorrentes. Quanto aos fornecedores, ter um bom sistema de gestão aumenta a percepção de valor e a satisfação em construir parcerias com empresas que têm a sensibilidade de tratar as informações como um ativo da empresa.
Para que uma empresa tenha bons resultados e se estabeleça no mercado, a definição de estratégias e a escolha dos parceiros é um dos grandes pontos de impacto. Neste caso, um bom SRM faz diferença por facilitar toda a gestão de documentos, principalmente quanto à veracidade das informações, certificados, prazos e demais burocracias relacionadas aos parceiros. Assim, o SRM tem o papel de organizar, avaliar e validar os dados dos fornecedores de maneira segura e transparente, já que a gestão pode consultar a sua base de dados e verificar se o parceiro está cumprindo com os requisitos, garantindo a eficiência operacional.
A aplicação dos princípios e ações de compliance geram maior aprendizado e crescimento organizacional, principalmente por possibilitar uma gestão de documentos e informações muito mais alinhada e efetiva, reduzindo as falhas nos processos e os custos com retrabalho. Isso é possível porque o SRM permite a avaliação constante dos processos e relacionamentos com os stakeholders, trazendo assim a melhoria contínua para a empresa e todos os processos que compõem a cadeia produtiva. Com o avanço das tecnologias, surgem novos riscos diariamente, tal como maneiras de enfrentar os riscos e combater as invasões aos sistemas operacionais e base de dados empresariais, e um bom SRM acompanha todas essas evoluções, garantindo que os dados estejam cada vez mais seguros.
Sabendo que existem diversos riscos relacionados a fraudes e à questão do vazamento de dados, surge a necessidade de contar com um bom sistema de compliance para auxiliar na organização das informações e na tomada de decisão. Assim, o SRM pode auxiliar na segurança digital por meio da organização sistemática das informações dos fornecedores, incluindo o cadastro, verificação e homologação dos dados de maneira segura.
Além disso, o SRM otimiza o processo de certificação dos fornecedores, centralizando os dados dos parceiros e organizando-os por linhas de fornecimento, tornando o processo de avaliação e homologação muito mais fluido. O SRM da Efcaz pode transformar a gestão de dados e segurança da informação da sua empresa. Quer saber mais? Veja este artigo sobre a relação entre tecnologia e gestão de fornecedores.
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