Voltar | Por Efcaz 2/10/2023
A qualificação de fornecedores são dois dos principais componentes de um bom SRM, e por isso, impactam diretamente nos resultados e na qualidade dos produtos e serviços. No contexto da gestão de fornecedores, a etapa de qualificação é responsável por avaliar e selecionar as empresas que mais se adequam ao funcionamento da cadeia de suprimentos, e que possam fornecer os produtos e serviços de alta qualidade dentro do prazo, orçamento e especificações definidas pela empresa.
Neste artigo, vamos explicar sobre o que seria a qualificação de fornecedores, como ela funciona, o que avaliar em um fornecedor e quais os impactos que esse processo pode ter nos negócios.
Antes de falarmos sobre a qualificação de fornecedores em si, é importante compreender o que ela é e porque ela é um dos pilares essenciais da gestão. A própria norma ISO 9001:2015 descreve que a organização deve determinar e aplicar critérios para a avaliação, seleção, monitoramento de desempenho e reavaliação dos provedores externos, baseados na sua capacidade de prover processos ou produtos e serviços conforme os requisitos. Partindo dessa definição, devemos lembrar que a qualificação dos fornecedores é um dos requisitos para o desenvolvimento organizacional e para a criação da cultura da qualidade.
Nesse sentido, é importante dizer que a gestão da qualidade visa o aprimoramento dos processos internos, alinhando os processos e tornando-os muito mais assertivos, impactando assim na qualidade do produto ou serviço oferecido, de acordo com os objetivos organizacionais e necessidades do consumidor. Sendo assim, a qualificação dos fornecedores é uma das principais medidas de sucesso de um bom SRM, e por isso, devemos garantir que os fornecedores sejam capazes de fornecer produtos e serviços de alta qualidade, dentro do prazo e do orçamento definido, garantindo o sucesso de todo o processo produtivo.
O relacionamento entre empresa e fornecedor é uma relação bastante delicada para as partes, onde é necessário haver confiança e respeito, além de critérios muito bem definidos e uma comunicação bem clara entre as partes. Nesse sentido, é muito importante que a empresa tenha uma política de qualificação de fornecedores Contudo, é importante destacar que existem vários fatores que influenciam a qualidade dos fornecedores, e podemos citar como os principais a experiência e a reputação do fornecedor, tal como as suas capacidades técnicas, conformidades nos processos e o nível de experiência e qualificação dos colaboradores e dos próprios fornecedores.
Ao realizar a qualificação dos fornecedores, é importante lembrar de que ela vai muito além da mera avaliação de documentos. Considerando a norma ISO 9001:2015, a avaliação e a qualificação de um fornecedor acontece desde a seleção inicial até o acompanhamento do seu desempenho, em um ciclo de melhoria contínua. Assim, a qualificação deve ocorrer em três etapas principais, que incluem a avaliação inicial, o monitoramento do desempenho e a reavaliação do fornecedor.
Na avaliação inicial do fornecedor, como o próprio nome sugere, são avaliados todos os documentos que garantem a execução das atividades do fornecedor em questão, desde as suas atividades e regulamentações, até documentos como:
Normalmente, é nesse momento em que o fornecedor responde o questionário de autoavaliação, que tem como principal objetivo verificar o histórico de fornecimento, registros e outros detalhes que possam impactar negativamente a cadeia de suprimentos. Contudo, você deve se atentar e refletir sobre quais impactos que este fornecedor pode ter sobre o seu produto ou serviço, ou ainda, sobre a sua cadeia de produção, para assim definir os critérios de homologação deste fornecedor.
Em alguns casos, por exemplo, uma visita técnica ao local pode ser bastante viável para a empresa identificar alguns riscos nessa relação com o fornecedor, que não poderiam estar tão claros na análise documental. Aqui, é válido avaliar detalhes como as condições de contratação de mão de obra, área de produção, alvará de funcionamento e outros detalhes que podem prejudicar a sua empresa e associá-la a problemas e questões mais complexas, como exploração de mão de obra, abusos e outros temas sensíveis. Outros pontos que também devem ser avaliados e monitorados ao longo da cadeia produtiva é a qualidade do material recebido, o cumprimento ao prazo estabelecido em contrato e a compatibilidade no recebimento, comparando o que foi pedido com o que foi entregue. Todos esses detalhes fazem a diferença por impactarem tanto na qualidade do produto ou serviço entregue, custo de produção e o nível de satisfação do cliente.
Para não haver a interrupção das atividades da empresa e por garantia, o recomendado é que haja, no mínimo, três fornecedores homologados, pois caso um deles apresente não conformidades, é possível substituí-lo mais facilmente. Sendo assim, para lidar com as não conformidades, é possível estabelecer um plano de ação para resolver os problemas identificados e avaliar os riscos e tendências desses problemas. Neste plano de ação, é importante que a sua empresa avalie a não conformidade, identificando o que está errado com o produto ou serviço e onde está o problema, para assim informar ao fornecedor sobre o ocorrido.
Todavia, devemos lembrar que essa comunicação deve ser clara e direta, para assim evitar ruídos e aprimorar o processo de forma transparente, fortalecendo o vínculo com esse fornecedor. Após esse processo, é importante aplicar as ações corretivas e documentar as não conformidades, criando um histórico para avaliar as tendências e melhorar continuamente, evitando que ela ocorra com frequência e possibilite o aprimoramento de toda a cadeia produtiva. Sendo assim, um bom SRM pode auxiliar as empresas na melhoria da sua eficiência, reduzir custos e aumentar a satisfação do cliente. Ao qualificar e desenvolver fornecedores, as empresas podem garantir que estão trabalhando com fornecedores que cumpram o contrato.
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