Voltar | Por Efcaz 2/4/2020
Aprender com os erros é um imperativo para qualquer gestor e empresa que busca o sucesso. No entanto, isso não significa que é preciso deixar margem para erros, fraudes e escândalos. Entenda o poder da compliance empresarial no séc. XXI
Criar uma cultura de compliance não é apenas um desafio para grandes empresas, mas também para negócios de médio e pequeno porte. Qualquer empresa precisa manter uma boa imagem pública e um reconhecimento por seus clientes, isso é inevitável para qualquer negócio.
Uma boa cultura de compliance envolve ações direcionadas para mitigar problemas comuns como corrupção, fraudes, falsificações e dificuldades para seguir protocolos de qualidade estabelecidos por agências governamentais. A questão é que isso significa tomar conta dos processos internos e também das dinâmicas em que estão envolvidas as empresas fornecedoras.
É possível aprender com a história e incorporar os erros de grandes empresas para tirar lições vantajosas. Problemas da ordem da qualidade dos produtos, questões trabalhistas, ambientais ou de má índole empresarial são capazes de penetrar na mente coletiva, chegando a destruir a imagem de uma empresa com seu público.
O problema é que para uma empresa garantir a qualidade e a segurança de sua operação, é preciso instaurar padrão de qualidade dentro da empresa e garantir que ele seja irradiado em toda a cadeia de fornecimento. Não adianta, a forma de atuação de uma empresa fornecedora poderá impactar diretamente os negócios da empresa compradora.
É assim que a importância da compliance mostra-se essencial para qualquer empresa no séc. XXI. Mas o que é preciso para que empresas de todos os tamanhos façam para garantir uma boa compliance empresarial?
A força por trás de uma empresa com uma compliance vigorosa reside nas qualidades de uma gestão empresarial bem fundamentada.
Isso significa que o gestor deve reconhecer a fundo (ou trabalhar com quem conheça) as regulações fiscais, os registros específicos e as singularidades de toda a cadeia de fornecimento de seu negócio.
Veja o exemplo da empresa e.l.f Beauty. Essa empresa americana de cosméticos foi condenada a pagar uma multa de 1 milhão de dólares por conta da importação de cílios postiços vindos da China. A questão é que o fornecedor chinês do produto utiliza matérias-primas advindas da Coréia do Norte, um país que é alvo de sanções econômicas e políticas do governo dos EUA.
A empresa e.l.f. poderia simplesmente dizer “não tínhamos como saber que nosso fornecedor utiliza matérias-primas da Coréia do Norte!”, não é? Bom, não é bem assim que funcionam as políticas de comércio internacional.
De forma ou de outra, a empresa foi multada e agora está sendo usada como um exemplo negativo neste texto. Não é raro uma emrpesa alvo de escândalos sofrer boicotes por seus clientes.
Esse tipo de problema pode envolver questões políticas como essa, ou também escândalos envolvendo intoxicações alimentares, fraudes, problemas envolvendo trabalho semi-escravo ou uma série de outras complicações. Isso ocorre quando empresas trabalham com fornecedores que não prezam pela transparência ou simplesmente por que gestores empresariais ignoram os fornecedores de seus fornecedores!
É por isso que uma boa cultura de compliance é simplesmente inevitável para uma gestão empresarial condizente com a exigência do mercado no séc. XXI.
Vivemos em um mundo globalizado. A recém insurgência do coronavírus, que rapidamente transformou-se em uma pandemia, salienta efeitos insuspeitos dessa forte tendência de entendermos o mercado mundial como apenas um.
Com as vantagens de poder negociar com empresas de qualquer lugar do mundo, vem os desafios relacionados às mudanças frequentes da paisagem mundial.
Gestores empresariais precisam estar atentos full time para entender como processos naturais irão interferir nas operações. No caso do compliance empresarial, é preciso entender como toda a cadeia de fornecimento opera e, especialmente, a empresa deve estar coordenada para encontrar fornecedores e materiais alternativos no momento ideal.
Mudanças legais e regulatórias acontecem o tempo todo. As empresas preocupadas em manter uma gestão adequada da cadeia de fornecimento veem-se diante o desafio de acompanhar tudo isso. É preciso ajudar expectativas econômicas, fatores imprevisíveis e trabalhar em uma gestão de risco.
É por isso que soluções que envolvem a automação e a gestão de fornecedores digital estão tomando a rabeira do processo de compliance no séc. XXI. A união entre uma gestão eficiente e um sistema integrado de documentações, regulações fiscais e registro de atividades parece ser uma medida ideal para avançar em uma compliance ideal.
A EFCAZ trabalha diretamente com soluções para empresas que querem dinamizar a gestão e a homologação de fornecedores com um sistema inteligente e automatizado. Além disso, oferecemos gestão de contratos digital e assinatura digital para transações seguras online.
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