Voltar | Por Efcaz 14/12/2017
Uma relação sem objetivos claros e com falta de comunicação pode gerar insatisfação e prejuízo à sua produção falando do relacionamento com os fornecedores. Por isso a gestão de fornecedores precisa ter uma atenção especial.
Em linhas gerais, a relação com os fornecedores é parecida com qualquer tipo de relacionamento, onde as partes têm características diferentes, porém um elo em comum que, no caso dos negócios, é ter sucesso.
Pode-se definir relacionamento com fornecedores como todo ato de interação com os fornecedores, desde o primeiro contato de conhecimento e pedidos de orçamento, até o pós-venda. Portanto, é algo muito mais amplo do que a visão da venda por si só, que normalmente as pessoas têm. Dessa maneira, é importante citar abaixo alguns desses pontos:
Levantamento de preço: O levantamento de preços não deixa de ser uma relação com o fornecedor. Mesmo que nem sempre signifique um negócio fechado ou algo do gênero, é o primeiro contato para uma relação com um possível fornecedor.
Negociação: É um processo bem mais direto e onde o relacionamento com fornecedores vai se estreitando. É um procedimento quase que diário para muitas empresas e por isso requer muita atenção.
Contratos fechados: O contrato fechado é o ápice dessa relação. Ambas as partes buscam os melhores resultados, e uma boa negociação, incluindo preços e prazos, e acaba por se tornar uma etapa determinante para a fidelização dessa parceria.
Fato é que o relacionamento com fornecedores é um processo primordial para as empresas crescerem, porque com bons provedores a organização nunca ficará na mão, seja por falta de material ou qualquer outra razão. Ainda é possível conseguir alguns benefícios que terminam sendo interessantes.
Tendo em vista que todas as organizações precisam de parceiros para suas determinadas atividades, contar com um fornecedor que respeite prazos, entrega um bom material e serviço, e está em dia com a lei e obrigações fiscais é fundamental para a saúde de sua empresa.
Além disso, uma boa gestão de fornecedores permite estreitar relacionamentos e ganhar algumas vantagens para seu negócio. Algumas vantagens são:
Poder de barganha: Com uma boa e contínua relação é possível conseguir descontos e condições especiais para pagamento, já que a confiança estabelecida entre vendedor e comprador são asseguradas com a experiência das venda e o tempo de parceria.
Melhores prazos: Outra vantagem importante é em relação aos prazos que podem ser mais flexíveis. A medida em que o tempo de parceria aumenta, o planejamento operacional pode prever a demanda e, assim, otimizar prazos de entrega.
Segurança: Manter fornecedores avaliados e homologados são de extrema importância para a segurança de produção, por isso é sempre interessante manter uma boa gestão de fornecedores que apresentam um bom histórico de transações.
O relacionamento com fornecedores consegue trazer uma vantagem competitiva e ainda agrega valor ao produto final. Em dias como os atuais, é importante conseguir se diferenciar da concorrência, e estar sempre alinhado com seus bons fornecedores é estar sempre um passo a frente.
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