Voltar | Por Efcaz 15/8/2022
Apesar da importância, essa tarefa pode ser muito mais simples do que muitos imaginam, desde que sejam aplicadas as práticas certas e já a partir do início do relacionamento com esses parceiros.
Mas, certamente, na era da transformação digital, essas boas práticas se beneficiam com a eficiência trazida pela tecnologia. Por isso, uma das estratégias-chave para uma negociação certeira com os fornecedores é aliá-las com soluções digitais adequadas.
Quando essa associação é feita de modo adequado, a própria cultura do negócio muda. A grande tendência é que a cadeia de suprimentos e a relação com os fornecedores fiquem mais robustas, menos sujeita às falhas e que os riscos e custos com imprevistos sejam reduzidos.
É por isso que elaboramos esta postagem para você. Continue a leitura e conheça 5 estratégias cruciais para obter uma negociação favorável com fornecedores!
Quando você senta para negociar sem um plano, sem conhecer os limites de flexibilização da proposta que deseja nem detalhes sobre o seu fornecedor, pode ser facilmente surpreendido, independentemente de suas habilidades com as técnicas de compra. O planejamento é justamente a atividade prévia que você desenvolve com o objetivo de simular como será sua negociação.
Quanto mais importante ela for, maior a necessidade de uma definição prévia e detalhada das suas necessidades. Assim, você evita de se empolgar no momento da negociação com promessas que não podem ser cumpridas. O fornecedor também precisa conhecer a realidade das demandas para saber se pode mesmo suprí-las.
Essa boa prática de planejamento pode ser associada às soluções digitais e otimizar a sua procura por fornecedores adequados. Por exemplo, a ferramenta SRM, “Supplier Relationship Management” que traduzimos por Gestão de Relacionamento com Fornecedores, ajuda a buscar os fornecedores aptos a suprir as necessidades. Isso porque a plataforma conta com um banco de dados atualizado e composto por documentos de certificação e homologação.
Com isso, a procura pode ser direcionada e, diante da adequação da documentação apresentada, a empresa consegue fechar um negócio com maior confiabilidade, evitando surpresas desagradáveis depois.
Mesmo com um plano não é bom apostar todas as fichas em uma única alternativa. O otimismo é importante em vários aspectos, mas em uma negociação é sempre aconselhável que você pense na possibilidade de as coisas não saírem como você imaginava.
Quando não existe um plano B, a tendência é que você fique mais maleável na negociação, pois dependente daquele único ponto para que sua cadeia funcione. Se, ao contrário, criar alternativas e estender as possibilidades de fornecimento, a cadeia se torna mais robusta e menos sujeito à imprevistos, faltas e erros. Ou seja, é importante ter cartas na manga.
Além disso, como em todo relacionamento, a negociação com os fornecedores é orgânica e constante, precisa ser sempre atualizada. Para isso, é fundamental monitorar a cadeia, a fim de avaliar o desempenho, as estratégias e mesmo definir se é hora de procurar novos parceiros ou de atualizar o fornecedor de possibilidades de aumento de demanda futura.
Nesse ponto, as soluções digitais também podem te ajudar. Outra funcionalidade da plataforma SRM que citamos acima é permitir o monitoramento, de perto, dessa relação, acompanhando prazos, eficiência, regularidade da documentação, etc. Isso é feito principalmente através de um painel gerencial, que oferece uma visão global da sua cadeia de fornecedores.
Por meio desse painel gerencial é possível tomar decisões e estabelecer políticas gerais de relacionamento, garantir a compliance e coletar dados seguros da eficiência para a análise do negócio e das relações. Usando essa função, fica muito mais fácil ter um diagnóstico preciso do funcionamento da cadeia e da gestão dos fornecedores.
Com isso, definir e visualizar as falhas se torna muito mais fácil, ajudando a localizar, por exemplo, onde é necessário investir em um plano B.
O principal objetivo da gestão de relacionamento com fornecedores é garantir o melhor alinhamento dos processos da cadeia. Por isso, as negociações devem se basear na busca de um acerto contratual que viabilize essa sinergia entre os procedimentos deles e da sua empresa.
Obviamente, você pode e deve barganhar por preço, mas não ao ponto de comprometer a qualidade, os prazos ou outros aspectos igualmente importantes para o seu empreendimento. Então, seja prático, objetivo, profissional e busque a confluência no lugar do confronto.
Por fim, vale mencionar que a negociação com fornecedores depende diretamente do bom relacionamento. Com base nele, e com canais eficientes de comunicação, análise de desempenho e com uma visão sistêmica dos processos da cadeia, a negociação assume um patamar superior no negócio.
O principal objetivo da gestão de relacionamento com fornecedores é garantir o melhor alinhamento dos processos da cadeia. Por isso, as negociações devem se basear na busca de um acerto contratual que viabilize essa sinergia entre os procedimentos deles e da sua empresa.
Obviamente, você pode e deve barganhar por preço, mas não ao ponto de comprometer a qualidade, os prazos ou outros aspectos igualmente importantes para o seu empreendimento. Então, seja prático, objetivo, profissional e busque a confluência no lugar do confronto.
Vale mencionar que a negociação com fornecedores depende diretamente do bom relacionamento. Com base nele, e com canais eficientes de comunicação, análise de desempenho e com uma visão sistêmica dos processos da cadeia, a negociação assume um patamar superior no negócio.
Isto é, a tecnologia ajuda a consolidar a relação com os fornecedores, na mesma medida que a torna as negociações mais eficientes e direcionadas. Esse olhar abrangente sobre a empresa é uma das principais mudanças culturas no modo de fazer negócio e pode ser alcançado principalmente com tecnologia. Como mostramos, ela influencia em todas as etapas da negociação: do planejamento, às renegociações e monitoramento até a produção de um diagnóstico preciso da operacionalização da cadeia de suprimentos.
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