Voltar | Por Efcaz 6/11/2018
O departamento de compras concentra funções muito estratégias para um negócio. Afinal, é preciso garantir o controle, a organização e eficiência do fluxo de aquisições e do uso dos recursos financeiros. Nesse contexto, o follow up de compras tem um papel muito importante: assegurar que as táticas, os processos e as negociações corram conforme o esperado.
Se você ainda não conhece bem esse termo, sua função e como colocá-lo em prática, continue a leitura deste post e entenda como ele é fundamental para a tomada de decisão e o planejamento de compras do seu negócio. Acompanhe!
Follow up vem de uma expressão em inglês que significa “acompanhar”. Em compras, ele está ligado ao monitoramento dos pedidos feitos e à manutenção do relacionamento com fornecedores e parceiros. Assim, sua atribuição é fiscalizar todas as etapas envolvidas nessa atividade até que a entrega dos materiais seja feita.
Sua relevância é enorme, uma vez que com esse acompanhamento é possível estabelecer um fluxo contínuo e eficaz de aquisição e recebimento de mercadorias, evitando atrasos, avarias, falha no abastecimento — que resulta na falta de insumos para a produção —, entre outras questões.
Basicamente, existem dois tipos de follow up:
Agora que você entende como o follow up de compras funciona e sua importância para o bom funcionamento de um negócio, confira algumas dicas importantes para acertar nesse processo.
Pesquise bastante antes de firmar contrato com empresas fornecedoras. Cheque suas referências e sua imagem no mercado, preferindo firmar parcerias com aquelas que sejam de fato confiáveis. Uma vez estabelecida uma relação, visite seu fornecedor.
Conheça sua fábrica, instalações, infraestrutura e mão de obra e procure saber mais sobre seus processos, padrões de qualidade, certificações, armazenagem, produção, entre outros pontos.
O trabalho do follow up de compras envolve a manutenção da relação com fornecedores e o acompanhamento do status de um pedido. Logo, o profissional responsável deve ter um contato regular com essas fontes de suprimento, por meio de visitas, telefone ou até mesmo e-mail. É importante ficar atento a prazos e se informar sobre potenciais atrasos ou oportunidades de adiantamento de envios, por exemplo.
O follow up de compras pode ser automatizado — bem como as demais etapas do setor de compras — por meio de softwares especializados. Sistemas capacitados permitem o acompanhamento, em poucos cliques, de todas as tarefas, desde a solicitação até a entrega, passando pela gestão de fornecedores, de estoque e pagamentos.
Dessa forma, essa ferramenta digital ajuda o gestor a administrar todos os procedimentos da área com mais eficácia, rapidez e segurança.
O follow up de compras é uma atividade crucial para otimizar os resultados das aquisições de um negócio. Além disso, ele colabora para que as negociações entre instituições e fornecedores sejam mais transparentes e embasadas em dados confiáveis. Por isso, aposte nessas dicas e incorpore essa prática para ter sempre o melhor custo-benefício nas suas requisições!
Gostou deste post sobre follow up de compras? Se sim, continue aprimorando seus conhecimentos no nosso blog e confira cinco técnicas de compra para melhorar os processos na sua empresa. O que acha?
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