Voltar | Por Efcaz 24/1/2024
A comunicação empresarial e a comunicação interna é um dos pilares para o sucesso da gestão de fornecedores, afinal, ela permite que a equipe se mantenha alinhada aos princípios, práticas e objetivos organizacionais — mantendo assim uma boa relação com os fornecedores. Nesse sentido, o foco da comunicação é alinhar as práticas junto à equipe e aos fornecedores para melhorar continuamente, gerar valor e construir autoridade.
Com o avanço das tecnologias e da internet, a presença digital e nas redes sociais se tornou obrigatória no mercado, especialmente para empresas B2B. E, por isso, estar ativo nas redes produzindo conteúdos úteis é essencial. A partir das redes sociais, é possível construir autoridade, comunicar aos parceiros atuais e potenciais quais as práticas e posturas que a empresa adota, agindo de forma transparente e ganhando espaço no mercado digital.
Se você deseja enriquecer a sua comunicação no mundo digital, listamos aqui 5 dicas de ouro para colocar em prática hoje mesmo!
Antes de começar a se comunicar e entrar para as redes sociais, é importante pensar nos reais motivos que você tem para estar ali e qual rede é a mais apropriada para criar um relacionamento virtual com os fornecedores.
Atualmente, as redes sociais mais utilizadas pelas empresas são o Instagram, pelo seu amplo alcance social, e o LinkedIn, a maior rede social profissional, onde é possível aprofundar o relacionamento, prospectar clientes e também produzir conteúdo.
Outro ponto essencial no momento de utilizar as redes sociais é lembrar da importância de construir uma presença sólida, tanto em constância de publicações quanto nas informações que você dispõe na rede. Por isso, quanto mais completo o seu perfil, melhor! Assim, é importante deixar visíveis informações sobre a sua empresa, a equipe que a compõem e as práticas que estão sendo realizadas.
Quando falamos de informações relevantes, estamos nos referindo a atualizações de projetos, certificações, campanhas, mudanças de políticas e outros assuntos pertinentes. Aqui, é importante pensar: o que os meus fornecedores gostariam de saber e quanto isso é relevante para a construção de uma relação impactante?
Além de interagir e criar conteúdo, acompanhar o que os parceiros e fornecedores estão dizendo é um bom termômetro para saber qual a necessidade deles e onde você pode melhorar.
Por isso, esteja atento aos comentários, interações, publicações e mensagens, para assim construir uma relação saudável e construtiva com estes parceiros. Aliás, vale a pena também monitorar a presença digital de concorrentes para manter uma presença competitiva.
Por fim, analisar as métricas dos conteúdos com base em KPIs previamente definidos é muito importante para entender o que deu certo e o que não deu. Assim, você pode aprofundar os temas com mais engajamento, por exemplo, e entender quais conteúdos vale a pena impulsionar. Para potencializar ainda mais a sua estratégia, vale a pena considerar a presença de um estrategista de conteúdo.
Até aqui, falamos do uso das redes sociais, mas é importante lembrar que uma boa gestão de fornecedores é que permite um engajamento mais alinhado e claro com as equipes de comunicação e marketing, especialmente quando se está comunicando com o mercado B2B. Assim, quanto mais alinhada for a sua comunicação com os fornecedores, mais efetivos serão os seus resultados. Conheça o SRM da Efcaz e transforme a sua relação com os seus parceiros e fornecedores através da comunicação empresarial!
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