Quando o tema é saúde e bem-estar, os serviços prestados requerem atenção e rigor redobrados, por este motivo a gestão de fornecedores na saúde vem se tornando tão importante. Afinal, é o próprio atendimento e a segurança dos pacientes que estão em jogo. Por isso, neste artigo, você vai entender como a ferramenta SRM pode ajudar na gestão da sua empresa de saúde e contribuir para uma prestação de serviços de alta qualidade aos seus clientes.
O setor privado de saúde tem crescido no mundo inteiro. No Brasil, não é diferente, mas um ponto central é que tais empresas têm suas especificidades. Por exemplo, elas não podem deixar faltar certos materiais, dos mais básicos aos mais complexos, isto é, de algodão, luvas descartáveis e agulhas até instrumentos cirúrgicos, tudo faz a diferença!
Por isso mesmo, uma boa gestão de fornecedores é um pilar fundamental da atuação empresarial na saúde e bem-estar. Para tanto, as soluções digitais não podem ficar de fora. Entenda o que é a SRM e quais os benefícios que essa ferramenta traz às empresas de saúde e bem-estar.
Na saúde, o fornecimento da maioria dos produtos e materiais utilizados na rotina dos profissionais de saúde não pode ser interrompido, já que as consequências causam muito mais impactos do que em quaisquer outros setores de prestação de serviços. Um prazo não cumprido, uma máquina de exame quebrada, dentre tantas outras coisas, podem causar muitos estragos.
Nesse sentido, controle de qualidade, cumprimento de prazos, boa logística são pontos sensíveis que devem ser seguidos pelos fornecedores de uma empresa de saúde e bem-estar. Ao mesmo tempo, garanti-los pode ser um verdadeiro desafio.
Não à toa, o uso das soluções digitais que otimizam e facilitam esse processo já é senso comum no mundo empresarial ao redor do globo e mostra seus bons resultados.
A SRM é, justamente, uma solução digital de ponta quando o assunto é gestão de fornecedores. A sigla é de Supplier Relationship Management, expressão traduzida como Gestão de Relacionamento com Fornecedores.
Essa ferramenta funciona a partir de uma plataforma, a qual permite gerir e administrar toda a cadeia de fornecedores em um mesmo lugar, sem contar que garante, com facilidade, as adequações burocráticas necessárias nessa área.
Além da centralização do acesso às informações de toda a cadeia de fornecedores, a SRM conta com diversas funcionalidades.
Vamos conhecer um pouco melhor as funcionalidades desta solução da Era Digital e entender como elas beneficiam diretamente as empresas de saúde e suas demandas específicas.
Procurar por fornecedores sem o auxílio de uma ferramenta digital, bem como garantir que estão enquadrados dentro dos requisitos de controle de qualidade não é tarefa fácil.
Nesse sentido, um dos principais benefícios que a SRM traz para as empresas de saúde é que a plataforma conta com o armazenamento de informações atualizadas dos certificados e homologações dos fornecedores. Por isso, a busca por novos fornecedores alinhados com as necessidades das empresas e, também, o próprio monitoramento da regularidade e validade das documentações são facilitados tanto em termos de tempo gasto para a tarefa quanto de segurança das informações adquiridas.
Essa função é essencial para uma empresa de saúde e bem-estar, principalmente porque muitos dos materiais usados nas clínicas e hospitais devem cumprir exigências estabelecidas pelos órgãos reguladores do país, tais como a ANVISA.
Se uma máquina de exame quebra, por exemplo, a sua falta impactará diretamente no atendimento das pessoas e muitas medidas precisarão ser tomadas para solucionar o problema. Por isso, a verificação certeira dos certificados de qualidade são duplamente importantes.
Com a SRM, você consegue acessar tudo com apenas alguns clicks e identificar com muito mais facilidade os fornecedores que cumprem os requisitos desejados e com os quais é possível desenvolver uma parceria sólida, baseada em estratégias de compliance.
Quem lida com uma ampla cadeia de fornecedores sabe que as informações se multiplicam a todo tempo. O painel de gerenciamento da SRM é uma solução eficaz para manejar a proliferação de informações, já que proporciona aos gestores uma visão 360° da cadeia, o que possibilita identificar falhas e erros mais facilmente, assim como não perder informações de vista para a tomada de decisões estratégicas.
Avaliar o desempenho é um dos pontos centrais para consolidar a parceria com os fornecedores, na medida que ele indica a qualidade dessa relação e possíveis demandas e negociações que visem o seu aprimoramento. Com a ferramenta SRM, a empresa tem os mecanismos que precisa para tal avaliação. Dados e informações precisos permitem que os gestores avaliem o desempenho com acuidade e segurança e também permitem identificar possíveis falhas e criar novas estratégias.
Com as funções de automatização disponibilizadas pela SRM, por exemplo de informe de prazos, a empresa nunca mais será pega de surpresa ou terá imprevistos, na medida que os erros humanos são radicalmente reduzidos. Ao mesmo tempo, a velocidade das tarefas aumenta. Essa característica ajuda a manter a cadeia fluida e a antecipar possíveis falhas de fornecimento antes que se tornem problemas que gerem consequências no atendimento dos pacientes.
A integração é uma das principais características da Era Digital e, claro, as ferramentas SRM a proporcionar. Essa característica é tão relevante, porque contribui para uma infraestrutura inteligente e rápida de operacionalização no serviço de saúde prestado, o que gera consequências diretas na eficiência e agilidade das atividades.
Na prática, isso significa que a SRM pode ser integrada, por exemplo, com o próprio sistema nativo da sua empresa. Assim, a SRM é capaz de conectar as dimensões internas das empresa com as externas, aumentando a inteligência da sua empresa.
Quando falamos em serviço de saúde, seja em clínicas ou hospitais privados, também falamos em várias equipes trabalhando ao mesmo tempo com diferentes aspectos dos atendimentos. Um sistema integrado torna a comunicação entre todas essas partes muito mais fluida e instantânea, aumentando a capacidade de resposta e a eficiência.
Agora que você já sabe como as soluções digitais podem beneficiar sua gestão de fornecedores na saúde, que tal conhecer melhor a SRM? Fale com nossos especialistas e mude a cultura de gestão da sua empresa de uma vez por todas!
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