Voltar | Por Efcaz 11/1/2021
Mas até que ponto você deve se inteirar sobre a gestão de estoque e também sobre cada etapa do processo produtivo? Quais são os passos necessários para uma boa gestão do fornecimento feita em parceria?
Uma boa parceria entre fornecedores e gestores é a chave para o sucesso de qualquer negócio, seja qual for o setor. A qualidade dos produtos ou serviços oferecidos depende diretamente da qualidade de gestão da cadeia produtiva – ou seja, da qualidade de cada etapa pela qual passa a matéria prima e os produtos que você adquire junto aos fornecedores.
Fatores como pontualidade, preço competitivo, qualidade dos materiais e atualidade tecnológica podem afetar profundamente o resultado final dos produtos e serviços que sua empresa disponibiliza aos clientes e consumidores.
A questão que fica é: como fazer uma gestão eficiente dos fornecedores? Como administrar os relacionamentos com esses parceiros tão essenciais de uma maneira transparente e recíproca? É preciso criar uma rede de transparência entre você e seus fornecedores, capaz de fazer da gestão de fornecimento algo entre as duas partes.
A melhor opção é criar um relacionamento equilibrado entre sua empresa e seus fornecedores, algo que pode beneficiar – e muito – os seus negócios.
Vejamos então quais são as principais razões para criar uma parceria transparente com seus fornecedores, como isso pode te beneficiar e algumas dicas para fazer isso.
Se um cliente identificar algum ponto fraco em sua cadeia produtiva, isto pode custar muito caro para os seus negócios. Confiança é um elemento fundamental para que seus negócios – e com eles, seus parceiros – passem por momentos de crise.
Para aumentar os níveis de confiança, é importante firmar parcerias sólidas com seus fornecedores, através de trabalho diário e uma comunicação aberta. Fornecedores de confiança transmitem essa sensação aos clientes e consumidores na outra ponta da cadeia produtiva.
Parcerias sólidas com seus fornecedores trazem junto consigo melhores oportunidades de negócios. Afinal, para que eles obtenham sucesso, é preciso que sua empresa também trilhe o mesmo caminho.
Uma parceria baseada na confiança e na comunicação pode trazer muitas vantagens para sua empresa, como melhores negociações nos produtos e matéria prima ou melhores prazos de pagamento.
Porém, atenção: esta é uma prática que deve ser exercida ao longo de toda a sua relação com os fornecedores, e não apenas quando estiver prestes a iniciar uma nova negociação. Isto, inclusive, pode ter o efeito contrário, e enfraquecer sua relação com eles. Uma boa opção é manter sempre uma cadastro atualizado de fornecedores previamente homologados, garantindo segurança diante qualquer mudança na demanda.
A qualidade dos produtos, serviços e matéria-prima que seus fornecedores disponibilizam para sua empresa afetará enormemente a qualidade final dos seus produtos e serviços. Com isto, eleva-se também a satisfação do cliente e diminui a quantidade de reclamações, devoluções e trocas – o que garante um aumento nos rendimentos finais.
Em resumo, uma parceria bem consolidada com um bom fornecedor resulta em um serviço/produto melhor. Um fornecedor valorizado é muito mais provável de atender demandas tardias e outras necessidades e urgências – confiança que é transmitida para os consumidores e clientes.
Algumas ações podem tornar a relação de sua empresa com seus fornecedores mais transparente e sólida e assim passar confiança para seus clientes e consumidores. Uma delas é o que chamamos de gestão de estoque, e ela deve ser feita através da colaboração entre todas as partes, e não apenas pelos fornecedores, como muitas pessoas pensam.
Participar ativamente da gestão de estoque dos fornecedores envolve focar a atenção em alguns fatores que afetam diretamente a linha produtiva. Isso não significa controlar toda a gestão, mas prezar pela transparência no relacionamento.
A checagem de qualidade pode propiciar grandes vantagens em relação à concorrência. O que significa estar a par dos preços praticados pelos fornecedores, a qualidade dos produtos e materiais, confiabilidade e duração, avanços tecnológicos e conhecimento das tendências de cada setor envolvido.
Algumas tendências, como a utilização de materiais sustentáveis e práticas de comércio justo, tem impacto direto na imagem de sua empresa perante o público, assim como o que seus parceiros de negócios têm a dizer sobre as negociações com sua empresa.
Estar ciente dos processos de certificação de qualidade de seus fornecedores é um símbolo de como sua empresa atua no mercado, para além das vantagens mais diretas obtidas nos produtos e serviços disponibilizados aos clientes e consumidores, assim como na relação com outros fornecedores.
Participar da gestão do estoque também envolve realizar planejamentos e trabalhar junto com os fornecedores no desenvolvimento de novas soluções e produtos.
É preciso manter uma troca constante de informações atualizadas sobre as demandas do mercado e variações na disponibilidade dos produtos. A partir disto, é possível sempre estar um passo à frente, e elaborar soluções para qualquer eventualidade que possa afetar a linha produtiva.
A transparência também ajuda no desenvolvimento de novos produtos e serviços, pois você terá uma visão ampla de todo o processo, podendo contribuir em todas as etapas da cadeia produtiva. Isto também permite ao fornecedor se antecipar e se preparar melhor para atender às necessidades do seus negócios.
Se comunicar ativamente e abertamente com seu fornecedor permite que você e seus parceiros encontrem soluções para reduzir custos de produção e torná-la mais eficiente. Da embalagem ao design, passando pela logística e pelo preço: uma colaboração ativa entre fornecedores e gestores de negócios deve estar atenta a cada detalhe.
É importante, portanto, que a troca de informações atualizadas sobre o estoque e sobre variações nas demandas já esteja firmada no contrato com seus fornecedores. Este é o passo inicial de um esforço para que o fornecedor compartilhe da mesma visão sobre transparência, cuidando, por sua vez, dos seus próprios fornecedores, independente do setor ou da etapa produtiva em que se encontra.
Por fim, não custa lembrar mais uma vez: seus fornecedores são mais do que “apenas” fornecedores. A sua empresa e seus negócios dependem deles! São eles que fornecerão cada peça do que virá a ser seus produtos e serviços. A experiência do cliente depende deles.
Quer uma ajuda para lidar além da gestão de estoque? Conheça a plataforma de gestão de fornecedores da EFCAZ.
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