Voltar | Por Efcaz 21/12/2020
Devido a inúmeros cases de sucesso e também cases de fracasso, consequentes à uma boa ou má gestão da cadeia de suprimentos e fornecedores, segurança e agilidade na cadeia de suprimentos se tornam cada vez mais indispensáveis de atenção dentro das diretorias empresariais.
Quando pensamos em crescimento empresarial, automaticamente estamos falando também de costumer experience. Afinal, toda empresa está preocupada em oferecer produtos, serviços ou soluções para aqueles que são seus clientes. É preciso entender que o crescimento de uma empresa está diretamente ligado a como o consumidor entra em contato com o produto e o que ele recebe como resultado. Nesse sentido, há uma causalidade simples que decorre de que se a “entrega de valor” do produto for boa o consumidor sairá satisfeito.
Enquanto humanos, nos baseamos muito na comunicação e é através da experiência agradável de uma pessoa com sua marca que é gerada a brand advocacy (famoso boca a boca, ou marketing orgânico) e um público maior adquire conhecimento do produto e o consome. Cresce o rumo da qualidade de seus produtos e atendimentos, bem como do balanço entre qualidade e velocidade.
O problema é que muitas vezes a busca pela melhoria da experiência dos clientes é buscada no final da cadeia de produção. Ou seja, reflete-se sobre as melhores táticas e canais de atendimento, busca-se entender como melhor posicionar o produto nas lojas, etc. Mas nesse texto, queremos trazer dicas para melhorar a experiência do cliente que atingem justamente a parte mais invisível para o público: A logística de cadeia de suprimentos e gestão de fornecedores
Entendendo essa dinâmica de crescimento, identificamos 3 pontos são muito importantes para manter uma cadeia de suprimentos segura e ágil, e são elas:
Garantir a velocidade e agilidade na cadeia de fornecimento significa mitigar faltas, atrasos e outros problemas que podem afetar a entrega final do serviço ou produto ao público.
Muitas vezes os processos de aquisição de matérias-primas ou produtos demandam muita agilidade, pois a empresa necessita com urgência de algum insumo para realizar algum processo. É por isso que as logísticas de compra e manutenção de estoque são indispensáveis para a qualidade da experiência do cliente.
Nesse sentido, a área gestora da cadeia de suprimentos deve ter acesso a análises rápidas e eficientes dos melhores fornecedores avaliados, assim como aqueles que possuem ou não certidões e documentações vencidas. Se os processos de aquisição não forem rigorosos, o risco em relação à qualidade do produto final é muito grande! Nunca deve-se realizar um processo de aquisição sem análise prévia.
Os fornecedores não são obrigados a saberem o que é necessário para participar dos processos de aquisição de uma determinada empresa, então é papel da empresa manter os fornecedores notificados de quais são suas pendências e também qual seu status dentro do banco de fornecedores da empresa.
Por exemplo, o fornecedor precisa atualizar algum documento, certidão ou dado? Ou ele sabe como foram as últimas entregas que realizou? É importante manter os fornecedores informados da situação e atualizados no seu sistema pois é na qualidade desse relacionamento que mora a certeza de serviços de qualidade no final do processo.
Garantir boas ferramentas para esses processos é importante. Entre elas, existem as notificações de vencimento de documentos e certidões e também a utilização de RFIs para aquisição de informações.
É muito importante que uma empresa não limite seus processos de aquisição a apenas fornecedor por linha de fornecimento. As chances da qualidade dos insumos da empresa ser limitada ou de risco quando há poucos fornecedores por linha de fornecimento é muito grande.
É muito importante que empresas possíveis fornecedores possam de forma fácil demonstrar seu interesse e já disponibilizarem as documentações e dados que são mais pertinentes para a homologação do fornecimento e agilizando o movimento de aquisição por parte da empresa.
Uma boa ferramenta para agilizar esse procedimento acontece quando no site da empresa existe um portal para fornecedores, onde eles possam se cadastrar e já no autocadastro disponibilizar documentações importantes e obrigatórias para a empresa.
Dando atenção a esses três pontos com certeza a agilidade e a segurança da cadeia de suprimentos aumenta e se torna eficaz, assim consequentemente a qualidade dos produtos da empresa aumentam e alavancam resultados.
Para além dos três princípios salientados, é de suma importância que sua empresa conduza o relacionamento com os fornecedores de forma integrada, transparente e de fácil acesso. Isso significa conseguir atualizar, visualizar e documentar com eficiência, toda e qualquer transação fiscal com os fornecedores.
Esse aporte histórico e bem fundamentado da relação adiciona uma camada saudável para os negócios, que resulta em processos facilitados, na compra, venda e logística de material. Além disso, ao requerer boas práticas documentais e gerenciais das empresas fornecedoras, você posiciona a sua empresa em uma rede de boas práticas que tendem a gerar novas oportunidades de parcerias e negócios ao longo prazo.
Garantir a experiência do cliente é um processo de dupla via. É preciso garantir a qualidade da oferta de produtos e serviços, bem como a disponibilidade. Por outro lado, também é indispensável evitar que escândalos envolvendo o fornecimento atrapalhem a sua imagem e presença no mercado.
De fato, com a expansão da digitalização e do acesso à informação, fraudes ou más práticas relacionadas ao seu fornecedor podem afetar a sua empresa de um dia para o outro em um escopo muito amplo.
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